Inauguração da Ferrovia Norte-Sul foi cancelada nesta sexta

Nova data para a cerimônia será remarcada nos próximos dias

16/06/2023 às 12:05 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi cancelada a inauguração do terminal da Ferrovia Norte-Sul prevista para esta sexta-feira (16), em Rio Verde (GO). O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, participaria da cerimônia, mas cancelou a agenda de última hora. Conforme informou a Secretaria de Comunicação da Presidência, a aeronave que levaria o chefe do Executivo nem chegou a decolar de Brasília devido ao mau tempo. O evento será remarcado nos próximos dias.

As obras da Ferrovia Norte-Sul tiveram início em 1986 e atravessam quatro regiões do Brasil, sendo um dos pilares do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos. O terminal ferroviário de Rio Verde (GO) vai conectar os portos de Itaqui, Maranhão e de Santos.

A conclusão da obra beneficiará principalmente o escoamento da produção de soja, milho e algodão dos estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso que agora, terão saída para o mar. Além do investimento, foram necessárias a criação de pontes entre Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Investimentos

A Rumo - empresa responsável pela construção - começou a administrar o centro-sul da ferrovia. Nos últimos quatro anos, a empresa construiu três terminais em Iturama (MG), São Simão (GO) e Rio Verde (GO), totalizando um investimento de aproximadamente R$4 bilhões.

Segundo a ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), o segmento representa 21,5% do transporte de carga no Brasil, número inferior em comparação a países continentais como a Rússia com 81% e o Canadá com 34%. 

No ano de 2021, mais de 93% do minério de ferro exportado veio através de trilhos aos portos brasileiros. As ferrovias representam 49% dos transportes de granéis sólidos agrícolas. Quando o assunto é o açúcar esse número aumenta para 53%. 

Com informações da Agência Brasil 

Foto/capa: Ricardo Botelho 

*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.
 


Últimas Notícias