CPI do MST se reúne nesta quarta para votar 16 requerimentos

O colegiado fez um balanço da primeira diligência na região das áreas de invasões em São Paulo

14/06/2023 às 09:40 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) se reúne nesta quarta-feira (14), para audiências públicas e votação de 16 requerimentos. Na última reunião, os membros do colegiado fizeram balanço da primeira diligência na região do Pontal do Paranapanema, área de invasões em São Paulo. 

O relator da CPI, deputado Ricardo Salles (PL-SP), que acompanhou a comitiva e apontou que durante as visitas foram observadas as “condições degradantes” dos invasores em termos de direitos humanos. 

“Possivelmente em condições muito piores do que aquelas que são encontradas em trabalhadores alegadamente em situação análoga à escravidão na agricultura. Em todas as invasões há grande quantidade de barracos desocupados, dando impressão que estão dispostos apenas como marco. A desculpa dada era de que os invasores dos barracos vazios estavam trabalhando na roça”, comentou o relator.

Cinco pessoas participaram das oitivas em São Paulo e contaram ter sofrido ameaças e extorsões da Frente Nacional de Luta, presidida por José Rainha. Os vídeos dos depoimentos foram reproduzidos na CPI. 

Deputados governistas irão apresentar relatório paralelo da primeira diligência, pois afirmam que existe uma tentativa de criminalizar o movimento. 

Com informações e foto Câmara dos Deputados


Últimas Notícias