Número de casos de gripe aviária sobe para 30 no Brasil

Cinco novos exames confirmam a doença em aves silvestres

09/06/2023 às 06:14 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura informou, na noite desta quinta-feira (8), que cinco novos focos de influenza aviária em aves silvestres foram registrados no país. Assim, no total, há 30 casos da doença em aves silvestres identificados, sendo sete em acompanhamento. Os estados com focos confirmados da doença são: Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e o Espírito Santo, que teve 20 dos 30 focos atestados, ou 66,6% das ocorrências positivas.

A transmissão da gripe aviária é realizada por meio do contato com aves doentes ou mortas, segundo o ministério. Não há nenhum caso de contaminação de humanos no país. 

As notificações também não comprometem o status do Brasil como país livre de gripe aviária nem trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal.

Desde 22 de maio de 2023, uma portaria publicada no Diário Oficial da União declara estado de emergência zoossanitária em todo território nacional por 180 dias,

Também nesta quinta, o governo do Espírito Santo proibiu, por tempo indeterminado, o acesso ao Arquipélago das Três Ilhas e às demais ilhas da Área de Proteção Ambiental de Setiba, localizada nos municípios de Guarapari e Vila Velha, região metropolitana da capital Vitória, em razão dos casos de gripe aviária registrados no estado.

Foto de capa: Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias