Cobrança da tarifa pode tirar o Sisbov da CNA

Confederação e gerenciadora de banco de dados de animais rompem contrato

07/06/2023 às 12:53 atualizado por *Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Um desentendimento surgido no ano passado entre certificadoras de registros de bovinos e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) está desaguando no rompimento de contratos e pode terminar com a troca do comando no Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos). Desde o final d abril, a CNA não responde às certificadoras sobre o andamento do serviço.

Empresas não associadas a uma entidade nacional do segmento relatam que o sistema não recebe registros de animais nem a atualização dos dados, como é exigido pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

O impasse surgiu com uma reclamação destas empresas, que discordam do pagamento de uma taxa cobrada pela CNA para a manutenção do cadastro. Donos de certificadoras também relatam que haveria uma negociação em andamento entre o ministério e a confederação para a saída total da CNA do Sisbov.

Em comunicado feito pelo Instituto CNA e enviado a diversas certificadoras informa que a entidade recebeu notificação extrajudicial em 23 de maio deste ano, em que a ABCAR (Associação Brasileira das Empresas de Certificação por Auditoria e Rastreabilidade) pede a extinção de contrato de prestação de serviços, assinado em 2021.

O rompimento atinge a parceria entre o instituto e ABCAR para gerenciamento e ações operacionais do banco de dados do Sisbov. A reportagem não obteve retorno da CNA e do Mapa até esta publicação.

*Colaborou Fabiano Reis, jornalista.

Foto:Arquivo/Canal do Boi 

CNA

Últimas Notícias