Como é a produção de vinho de ponta a ponta do Brasil

Solo rico e boas condições do clima integram técnicas de cultivo de uvas

11/06/2023 às 10:46 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Iniciando no Triângulo Mineiro, percorrendo pela Serra da Mantiqueira, cerrado mato-grossense, sertão do Nordeste e finalmente passando pela Serra Gaúcha, essas são as principais regiões produtoras da bebida no Brasil. 

O país trabalha no desenvolvimento do setor vinícola há anos, e finalmente, está começando a ter resultados. De acordo com a consultoria global do setor de vinhos na América do Sul, Wine Intelligence, mais de 50 milhões de brasileiros desfrutam da bebida todos os dias. 

O aumento no consumo consequentemente fez o mercado brasileiro intensificar a produção, totalizando 23 milhões de litros de vinho no ano de 2022, um aumento de 11% em comparação com o ano de 2020, conforme dados da Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura). 

As principais regiões produtoras pelo Brasil ficam no Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Apresentam uma produção de uvas e solos diversificados, que possibilitam a fabricação de vinhos variados, espumantes para diversos gostos. 

Em Uberaba (MG), cidade conhecida principalmente pelos queijos, agora também produz vinhos. A região utilizará o método que inverte o ciclo da videira, ou seja, a colheita ocorre no inverno e são necessárias duas podas, diferente da tradicional, que ocorre apenas uma. 

Em Espírito Santo do Pinhal, localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, há condições ideais para a produção da bebida por possuir solo seco, boa drenagem e uma boa amplitude térmica. 

Na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, uma vinícola familiar se aventura na produção, mesmo não tendo as condições ideais. Os resultados poderão ser experimentados ainda neste ano, a técnica escolhida foi o manejo com dupla poda, o fruto é colhido no seu ápice de qualidade. 

O Vale do São Francisco fica entre a Bahia e Pernambuco e é uma surpreendente região, que inclusive já foi premiada e recebeu a IP (Indicação de Procedência), para vinhos e espumantes, é um tipo de selo de qualidade de produtos. A conquista do selo é uma grande vitória, principalmente porque o cenário contraria todos os padrões para a produção de vinho. 

A maior produtora de vinhos fica na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul,e  é responsável por 85% da produção nacional de vinhos brancos, tintos e espumantes. A vinícola Salton é a mais antiga em atividade no país e possui grande destaque no mercado nacional. A família Salton também está abrindo as portas do Caminhos de Pedra para o público, dando aos visitantes uma experiência no universo do vinho. 

A vinícola teve 300 premiações nos últimos cinco anos. As mais recentes são: Effervescents du Monde, ganha na França, uma das mais importantes competições internacionais, tendo premiado o espumante Salton Prosecco com medalha de ouro e o indicado como um dos destaques da competição, que ocorreu no final de 2022. Em 2023, em outra importante avaliação, a International Wine Challenge, no Reino Unido, a Salton conquistou mais quatro medalhas.

 

Foto capa: Arquivo/Canal do Boi

*Com supervisão de Valdecir Cremon, jornalista. 

 


Últimas Notícias