Mercado do café e algodão iniciam semana com tendência de alta

Segundo o Cepea, cenário está relacionado com aumento da demanda e postura firme dos produtores

06/06/2023 às 10:15 atualizado por Lucas Caxito - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/Sistema CNA Senar

O mercado do café arábica esteve mais agitado, nos últimos dias, com o aumento da procura por cafés mais finos. Só que isso não foi suficiente para provocar uma alta considerável nos preços, que fecharam o mês de maio com uma forte queda, de oito por cento, pouco abaixo dos mil reais a saca, informa o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Esse patamar é considerado ruim para o agricultor, e fez o volume de negócios se manter baixo, mesmo com a demanda maior. Porém, com o início da colheita em diversas regiões, resta saber como ficará o mercado, uma vez que o aumento da oferta pode derrubar ainda mais o preço do café.

Suínos

Outro produto que perdeu valor foi o porco. Os últimos dias foram marcados pela demanda menor, com a necessidade de muito consumidor de cortar gastos, o que reduziu as compras por parte dos frigoríficos, e por um aumento da oferta de animais prontos para abate.

Algodão

O preço do algodão voltou a subir, para alívio dos produtores. Dados também do Cepea indicam que, em três semanas, o valor médio da pluma pulou de menos de três reais e 80 centavos para mais de quatro e 10. A alta de quase três e meio por cento registrada em maio foi a primeira de 2023.

Houve um pequeno aumento da demanda, mas o que pesou de fato foi a postura mais firme de muito agricultor que, de olho nas altas internacionais, passou a bater o pé na hora de vender.

Com informações do Cepea
Foto de capa: Wenderson Araujo/Trilux/Sistema CNA Senar


Últimas Notícias