Dia do Meio Ambiente: Brasil é líder global na geração de energia limpa

País registra aumento de 58% em fusões e aquisições envolvendo empresas de energias renováveis

05/06/2023 às 09:47 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5),  o Brasil figura como líder global entre os principais protagonistas na geração de energia limpa. Segundo estudo recente da Redirection International, houve um impressionante aumento de 58% em fusões e aquisições envolvendo empresas de energias renováveis no Brasil em 2022. Este número aumentou de 31 transações em 2021 para 49 em 2022, ecoando um ano favorável para o setor de energia em geral, que apresentou um crescimento de 81% no mesmo período.

O crescimento do setor de renováveis está alinhado a uma tendência geral de aumento da participação de energias renováveis na matriz energética brasileira. Até maio deste ano, 16 das 25 operações totais na área de energia envolveram empresas de energia renovável.

“Nós estamos em um momento propício para as negociações de energia renovável. Com mega deals, startups, e projetos em várias fases de desenvolvimento e operação no Brasil, atraímos tanto grandes grupos internacionais querendo vender ativos locais quanto grupos nacionais ajustando seus portfólios”, comenta João Caetano Magalhães, diretor da Redirection International.

A perspectiva para 2023 é que as atividades de fusão continuem em ascensão no mercado de energias renováveis. Uma das negociações em destaque é a busca da Eneva por um sócio estratégico ou financeiro para sua plataforma de ativos de energia renovável.

Magalhães ressalta que a geração de energia limpa não é apenas uma tendência mundial, mas também um componente vital para o desenvolvimento de uma economia verde. “O Brasil já é líder global na geração de energia limpa e o mercado está em expansão, com as atividades de fusão e aquisição seguindo esta tendência.”

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração hídrica é responsável por quase 50% da energia gerada no país, seguida pela geração solar fotovoltaica com 13,1%, e a eólica com 11,5%. A geração a partir de biomassa ou biogás representa 7,6% do total.

Com informações Click Petróleo e Gás e Aneel
Foto:Divulgação/Agência Brasil
 


Últimas Notícias