MG: safra de café será responsável por 50,78% da produção nacional

Estado tende a colher um total de 27,8 milhões de sacas beneficiadas de café 

02/06/2023 às 12:31 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi declarada aberta a Safra Mineira de café em evento realizado nesta quinta-feira (1), em Araguari (MG). O chefe do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), ministro Carlos Fávaro, participou do ato ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.  A abertura da safra de café foi realizada pela primeira vez e passa a integrar o calendário da cultura no estado.

Na safra 2023 de café, Minas Gerais será responsável por 50,78% da produção nacional. De acordo com os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o estado tende a colher um total de 27,8 milhões de sacas beneficiadas de café, volume que supera em 26,7% a registrada no ano anterior.
O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Glaucio de Castro, frisou a importância do setor mineiro nas exportações. “O café representou nas exportações do agronegócio de Minas Gerais 45,2% do valor. Em 2022, foram US$ 6,9 bilhões movimentados, portanto, nosso setor é altamente estratégico para o Estado e merece a devida atenção.”

O ministro Carlos Fávaro ressaltou que entre os desafios a serem enfrentados à frente da pasta, está à necessidade de trabalhar a imagem do produtor rural. 
“É preciso trabalhar a imagem do produtor, principalmente, no mercado internacional. Insistem em colocar a peça de que nossos produtores não respeitam o meio ambiente, que não têm boas práticas ambientais e trabalhistas. Muitas vezes, fazem isso só para tirar a nossa competitividade. Porque no fundo, sabem que os nossos produtores são competentes, cumprem as leis e sabem que nós temos o Código Florestal mais exigente do mundo”, explicou o ministro.


O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro,  anunciou que o setor cafeeiro vai disponibilizar para o governo o “Café do Governo” para ser distribuído como brinde pelo mundo. Diante da oferta, Fávaro explicou que está peregrinando pelo mundo e vai divulgar o café brasileiro nas viagens.  
“Vou levar o café mineiro, brasileiro, com QR code e mostrar a forma como é produzido, que tem sustentabilidade, que sequestra carbono e que tem respeito às boas práticas trabalhistas. Vamos mostrar para o mundo o que nós temos”, garantiu. 


O evento foi realizado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado – Região do Cerrado Mineiro, Prefeitura Municipal de Araguari e Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais (Ademinas). 

Foto: Divulgação/Embrapa
 


Últimas Notícias