Agropecuária impulsiona economia brasileira com alta de 21,6% no PIB

Resultado favorável foi impulsionado por safra recorde de grãos

02/06/2023 às 10:31 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou forte alta de 21,6% no PIB (Produto Interno Bruto) das atividades agropecuárias no primeiro trimestre do ano, em comparação ao quarto trimestre de 2022. Já na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB alcançou o avanço de 18,8%. O resultado favorável foi impulsionado por uma safra recorde de grãos, sobretudo da soja e do milho que tiveram grande desempenho na safra agrícola.

Conforme o instituto, o PIB do agro no primeiro trimestre respondeu por cerca de 8% do PIB total. O padrão costuma ser o PIB acompanhar a variação do setor de Serviços, que responde por quase 70% da atividade econômica.

Segundo o LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola), a soja, principal cultivo, apresentou ganho de produtividade e crescimento expressivo na produção anual, estimada em 24,7%. Com exceção do arroz (-7,5%), outras culturas com safra relevante nesse trimestre também apontaram crescimento na produção anual e ganho de produtividade, como milho (8,8%), fumo (3,0%) e mandioca (2,1%).

PIB Total

O PIB brasileiro registrou alta de 1,9%, na média total, no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o último trimestre do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB apresentou alta de 4%. O PIB do primeiro trimestre do ano totalizou R$ 2,6 trilhões.

Com informações do IBGE

Foto:AEN/Jaelson Lucas


Últimas Notícias