
Desde 2021 no dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite e tem como objetivo incentivar o consumo de lácteos à população mundial.
No Brasil, a data ganha cada vez mais força diante da importância do leite para a economia do país. O agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população.
Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite com mais de 1 milhão de propriedades produtoras. São 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros. A predominância é de pequenas e médias propriedades, empregando perto de 4 milhões de pessoas.
Para a saúde, a importância do leite na alimentação é reconhecida desde os primórdios da humanidade. Rico em proteína e carboidrato, o leite é considerado o principal alimento fonte de cálcio para a nutrição humana. Para suprir as necessidades diárias de cálcio, a FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) recomenda consumir três porções de lácteos por dia ou 1000 mg.
Com informações de Embrapa Gado de Leite e Ministério da Agricultura e Pecuária
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.