1º de junho, Dia Mundial do Leite

A data ganha cada vez mais força diante da importância do leite para a economia do Brasil

01/06/2023 às 12:27 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Desde 2021 no dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite e tem como objetivo incentivar o consumo de lácteos à população mundial.  

No Brasil, a data ganha cada vez mais força diante da importância do leite para a economia do país. O agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. 

Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite com mais de 1 milhão de propriedades produtoras. São 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros. A predominância é de pequenas e médias propriedades, empregando perto de 4 milhões de pessoas. 

Para a saúde, a importância do leite na alimentação é reconhecida desde os primórdios da humanidade. Rico em proteína e carboidrato, o leite é considerado o principal alimento fonte de cálcio para a nutrição humana. Para suprir as necessidades diárias de cálcio, a FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) recomenda consumir três porções de lácteos por dia ou 1000 mg. 

Com informações de Embrapa Gado de Leite e Ministério da Agricultura e Pecuária 

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista. 


Últimas Notícias