Aumento da oferta de animais pressiona arroba do boi gordo em MT

Imea registrou recuo de 6,36% em relação ao mês de abril

31/05/2023 às 15:05 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Devido ao aumento na oferta de animais, a arroba do boi gordo segue pressionada em Mato Grosso, de acordo com dados do Imea (Instituto Mato-grossense De Economia Agropecuária). Na parcial mais recente de maio, o indicador apresentou média de R$230,40 por arroba, redução de 6,36% em relação a abril.

O movimento favoreceu a relação de troca com insumos que, mesmo com a desvalorização na arroba, avançou 6,21% comprado no último mês, ficando abaixo de 5 sacas por arroba. A saca do milho disponível no estado foi cotada em R$46,54 no período de maio, com retração de 11,45% no comparativo mensal.

Os preços dos grãos tendem a ser menores no segundo semestre de 2023. A perspectiva da superprodução do milho e da soja conta com o déficit de armazenagem que, somados à valorização sazonal no preço do boi gordo, podem favorecer a relação de troca do pecuarista, especialmente dos confinadores. 

Saiba mais

Dificuldade de armazenamento é preocupação na colheita do milho, aponta o Cepea

Na última semana de maio, a relação de troca entre boi e bezerro passou por um reajuste negativo de 1,39% em relação à semana anterior. A escala de abate no Mato Grosso refletiu a oferta de animais nas indústrias e apontou aumento de 7,78%, com média de 9,98 dias.

Com informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária

*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.

Foto: Fabiano Marques/Embrapa


Últimas Notícias