Brasil está abaixo na produção leiteira comparado a outros países

A pecuária do leite é uma das principais atividades de pequenos produtores

01/06/2023 às 09:35 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Brasil encontra-se abaixo no ranking de produção de leite em comparação aos outros países desenvolvidos. O consumo por pessoa é de 166 litros de leite ao ano, já a média dos outros países é de 250 até 300 litros. Desta quantidade, somente 66 litros são produzidos aqui no país, e o restante é por meio de exportação. 

A pecuária do leite é a única atividade presente em 99% das cidades brasileiras e uma das principais praticadas por pequenos e médios produtores. Mais da metade do leite produzido no país vem de propriedades de agricultura familiar, que se enquadram na Lei 11.326 de 2006.

No estado de Mato Grosso do Sul, a atividade leiteira está presente em três polos, possuem cerca de 60 laticínios e 20 mil produtores que ganham destaque pelo volume de leite produzido. São eles: leste, centro e sul, totalizando 31 municípios responsáveis por mais de 70% da produção estadual.

A fim de melhorar a produção o estado declarou esta semana como “Semana sul-mato-grossense do leite”, em parceria com a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e de entidades com envolvimento no setor. O evento chamado “Leite da manhã”, com participação de deputados estaduais e representantes  da cadeia produtiva do leite, abriu as atividades do Seminário Estadual do Leite.

Na abertura, foram destaques a redução do custo na produção,com tecnologia sustentável e produto de qualidade, e também as dificuldades de quem luta diariamente na pecuária leiteira sul-mato-grossense. 

Para tentar aumentar a quantidade de produção,está em desenvolvimento programas como o Proleite, a fim de melhorar também a qualidade do leite nos estabelecimentos rurais. 

Com informações da Secom/MS

Foto capa: Pixabay

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.

 


Últimas Notícias