Novo sumário da raça Girolando será lançado nesta quinta

Documento terá 20 novas avaliações e como aplicá-las na seleção da raça

31/05/2023 às 10:12 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A equipe da Embrapa Gado de Leite e da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando apresentarão no dia 1° de junho novidades do Sumário de Touros e Fêmeas da Raça Girolando 2023, em comemoração ao Dia Mundial do Leite. Os especialistas anteciparão 20 novas avaliações que agora passam a integrar o documento. 

O lançamento oficial do Sumário será no dia 6 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG).

O anúncio terá participação do pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva e do coordenador operacional do PMGG (Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando) Edivaldo Ferreira Júnior. 

A proposta é orientar os criadores sobre como interpretar as novas avaliações e aplicá-las na seleção de seus animais, segundo Edvaldo Ferreira Júnior. 

“Algumas das novas avaliações estão ligadas à composição do leite, como, por exemplo, produção e percentual de gordura, de proteína e o Índice de Qualidade do Leite. Também teremos características ligadas ao composto de leite e fertilidade do Girolando, para identificação de animais que produzem muito leite e ainda se reproduzem muito bem. Na parte de avaliação linear, as avaliações estão ligadas à conformação e capacidade, garupa e força leiteira”, informa.

Segundo o presidente da Girolando, Domício Arruda, o novo Sumário é “um trabalho de fôlego” que contribui para que os próximos passos do melhoramento da raça sejam dados com total segurança. “Todas essas características contempladas no Sumário 2023 são de grande interesse econômico para o mercado. É o Girolando se provando como uma genética altamente produtiva e sustentável”, conclui Arruda.
 


Últimas Notícias