Casos de 'vaca louca' não precisam mais ser comunicados

Casos atípicos não apresentam risco de contaminação dos seres humanos

31/05/2023 às 10:16 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os países que registrarem casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como “Mal da Vaca Louca” não serão mais obrigados a comunicá-los à organização mundial de saúde animal. 

De acordo com as informações do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) os casos atípicos não representam risco de contaminação dos seres humanos, nem dos animais que conviveram com o bovino acometido da doença no rebanho.

Ontem (29), o Brasil também recebeu o anúncio do fim das restrições à carne bovina brasileira impostas pelo Catar, após o caso isolado no Pará.

O anúncio, que se soma à recente reabertura dos mercados na Tunísia, na Palestina e na Rússia, representa a plena normalização do comércio do produto com o Catar.

Em 2022, as exportações de carne bovina para o Catar somaram cerca de US$ 36,9 milhões, o equivalente a 6 mil toneladas do produto. No primeiro trimestre de 2023, a corrente de comércio entre o Brasil e o Catar foi de US$ 231,6 milhões; nesse período, as exportações de proteína animal ao Catar corresponderam a aproximadamente 75% do total exportado pelo Brasil.

Com informações do Mapa 
Foto: Wenderson Araujo/CNA


Últimas Notícias