Termina hoje o prazo para entrega do Imposto de Renda

1º lote de restituição do imposta será pago nesta quarta-feira (31)

31/05/2023 às 07:57 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Receita Federal começa a pagar nesta quarta-feira (31), o 1º lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2023, mesma data que encerra o prazo para a entrega das declarações. O crédito contemplará mais de 4 milhões de contribuintes e soma aproximadamente R$7,5 bilhões em pagamentos. Conforme informou a Receita Federal, esse é o maior valor já pago pelo Fisco em um lote de restituição na história.

O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site do órgão; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.

Já foram apresentadas à Receita Federal mais de 35 milhões de declarações, sendo que destas, 63,60% a restituir, 19,07% a pagar e 17,33% isentas do imposto. 23% dos contribuintes utilizaram a forma pré-preenchida, 57% a simplificada e 8% retificadoras. 

Quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no recebimento da restituição, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência.

O pagamento das restituições foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração.

Confira as datas dos próximos pagamentos:

  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

Com informações da Receita Federal 

Foto:Agência Brasil/Marcelo Camargo


Últimas Notícias