Mato Grosso do Sul terá sistema de alerta e monitoramento da gripe aviária

Parceria do Estado é em conjunto com a defesa sanitária federal

29/05/2023 às 14:05 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Mato Grosso do Sul anunciou que deverá criar um sistema de alerta e monitoramento de gripe aviária no estado, em parceria com órgãos de defesa agropecuária federal e entidades, como a Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil e Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

O sistema foi definido pelo governo na semana passada com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e órgãos de fiscalização e vigilância sanitária animal. 

Desde fevereiro deste ano, quando surgiram os primeiros casos da gripe em animais silvestres na Bolívia, foi montada uma ação conjunta com fiscalização em Corumbá e, recentemente, em Ponta Porã, Bela Vista e Porto Murtinho, com integração da defesa sanitária, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e o Mapa. 

Determinação de emergência
No dia 22 de maio, o Ministério declarou estado de emergência zoossanitária no território nacional por conta da detecção do vírus da IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) - ou H5N1 - em aves do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A medida tem validade de 180 dias e pretende prevenir a disseminação da doença na produção de aves de subsistência e comercial, além de proteger a fauna e a saúde humana.

A portaria do estado de emergência adia, por tempo indeterminado, a suspensão de torneios e feiras com exposição de aves. A medida se aplica a todas as espécies de aves criadas para produção, ornamentais, passeriformes, silvestres ou exóticas em cativeiro e outras finalidades, segundo o Mapa.

*Com informações do Secom/MS

Foto capa: Arquivo Canal do Boi

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.
 


Últimas Notícias