CPI faz primeira diligência em fazenda invadida de Rosana

Deputados visitam cidades do extremo oeste do Estado de São Paulo

29/05/2023 às 10:37 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Membros da CPI do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) realizam nesta segunda-feira (29) a primeira agenda externa da comissão na zona rural de Presidente Prudente (SP). Os deputados devem percorrer durante todo o dia a região no extremo oeste do estado de São Paulo, onde atualmente, há 117 assentamentos rurais, com cerca de sete mil famílias, em 170 mil hectares.

O objetivo da agenda é investigar casos de invasão de propriedades da região. Pela manhã, a CPI se reuniu com delegados do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior.

A primeira fazenda que será vistoriada é de Rosana, a 209 quilômetros de Presidente Prudente.

O MST fez a primeira invasão de terra no Pontal do Paranapanema em 14 de julho de 1990, quando cerca de 800 integrantes do movimento ocupavam a fazenda Nova Pontal, em Rosana. A principal reivindicação do grupo é a reforma agrária.

Participam da comitiva o presidente da CPI, Coronel Zucco (Republicanos-RS); o relator Ricardo Salles (PL-SP); Capitão Alden (PL-BA); Caroline de Toni (PL-SC); Magda Mofatto (PL-GO); Messias Donato (Republicanos-ES); Nilto Tatto (PT-SP) e Rodolfo Nogueira (PL-MS).

A próxima reunião extraordinária da CPI está prevista para esta terça-feira, dia 30, às 14 horas.


Últimas Notícias