
O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) instalou nesta sexta-feira (25), o COE-MAPA (Centro de Operações de Emergência Agropecuária) para monitorar os casos de gripe aviária no Brasil. A medida servirá como parte do de articulação intra e interinstitucional em resposta ao estado de emergência zoossanitária.
A gestão do Centro estará sob a responsabilidade do DTEC da SDA (Departamento de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária).
O COE-MAPA fica a cargo da articulação com os órgãos e entidades públicos e privados, responsável também por atualizar a SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária) sobre a situação da resposta à emergência zoossanitária decretada pelo Mapa.
Vai ser responsável também por toda divulgação à população sobre as informações relativas à influenza aviária.
Após identificar os casos, deverá adotar mecanismos para apoiar o DSA (Departamento de Saúde Animal), Superintendências Federais de Agricultura e Pecuária e os órgãos estaduais de sanidade agropecuária nos meios necessários para a resposta à emergência zoossanitária.
O centro de operações é integrado pelos departamentos de saúde animal, suporte e normas, gestão corporativa e de serviços técnicos e de inspeção de produtos de origem animal e poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados para participar de suas reuniões.
Estado de Emergência
O Brasil declarou na última segunda-feira (22), estado de emergência zoosanitária em todo o território nacional por 180 dias, como medida para evitar a propagação da doença para a produção de aves de subsistência e comercial.
Com informações do Mapa
Foto:Divulgação/Agência Brasil