Lojas de MS vendem serviços e produtos livres de impostos nesta quinta

Varejistas comercializam mercadorias sem repassar aos clientes o valor da tributação

25/05/2023 às 06:01 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Clientes de Campo Grande e do interior do estado poderão comprar nesta quinta-feira (24), produtos e serviços livres de tributação, durante a 5ª edição do Dia Livre de Impostos em Mato Grosso do Sul realizada pela FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes e Lojistas). Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

A ideia da ação é materializar como os impostos representam grande parte do preço dos produtos. Shoppings, lojas do Centro e dos bairros da Capital já aderiram ao ato, totalizando mais de 500 empresas. 

O movimento nacional vem para conscientizar a população sobre a alta carga tributária que encurta o poder de compra do consumidor, comprometendo o crescimento das empresas e o desenvolvimento do país.

Os clientes irão encontrar nas prateleiras placas informativas com o valor real do produto e a porcentagem de imposto cobrado no valor final, além do preço sem o imposto praticado neste  dia de campanha.

De acordo com a presidente da FCDL-MS, Inês Santiago, o evento acontecerá em diversas lojas da Capital, além do Shopping Bosque dos Ipês, Shopping Campo Grande e no Pátio Central Shopping. 

“Vai ter de tudo, com descontos acerca do tributo que varia de produto a produto. Por exemplo, o perfume tem 69% de imposto, a bicicleta tem 45%, já o vaso de planta tem 35%. Na média, podemos dizer que os itens com os descontos valerão, em média, 35% a 40% a menos, quase metade do valor de qualquer produto”, explica a presidente da federação.

Conforme levantamento feito pela FCDL-MS em 2022, o imposto de uma cerveja artesanal é de 42%; do combustível 62%; da roupa 34%; e do batom 44%. Do valor pago na energia elétrica, 40% é só de imposto, aponta.

QR Code 

Para saber quais lojas aderiram ao movimento, os shoppings contemplarão com um QR Code na entrada, disponibilizando aos consumidores uma lista com as lojas participantes e os produtos isentos de impostos no dia.

O consumidor pode acessar também o site da FCDL-MS para se informar das lojas participantes, tanto no varejo das ruas, quanto nos shoppings.
 

Com informações da FCDL-MS

Foto:Fernando Fraão/Agência Brasil


Últimas Notícias