Dia Nacional do Café marca início da colheita no Brasil

Além de ser o maior produtor de café, o Brasil é o segundo consumidor da bebida no mundo

24/05/2023 às 14:25 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Dia Nacional do Café, comemorado nesta quarta-feira (24), foi instituído em 2005, pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), com a intenção de valorizar a segunda bebida mais consumida no Brasil, que perde apenas para a água. A data também marca o início das colheitas nas principais regiões cafeeiras do país. Além de ser o maior produtor, o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, possuindo aproximadamente 300 mil estabelecimentos produtores do grão. As lavouras produtoras de café atendem os mercados mais exigentes, tanto interno quanto externo e fortalecem aspectos financeiros.

A produtividade média da safra dos Cafés do Brasil, incluindo as duas espécies da cultura, Coffea arabica (café arábica) e Coffea canephora (robusta + conilon), estimada para o ano-cafeeiro em curso, cujas pesquisas e estudos foram realizados em janeiro de 2023, corresponderá a aproximadamente 28,9 sacas por hectare. Para tanto, referidos estudos estimaram que a safra brasileira total será de 54,94 milhões de sacas de 60kg, a qual está em fase de produção numa área de 1,9 milhão de hectares.

Neste contexto, há que se destacar que a área ocupada pela cafeicultura brasileira, com as duas espécies de café, totaliza 2,26 milhões de hectares, sendo 1,9 milhão de hectares, conforme citado, empregados na produção deste ano-cafeeiro, os quais equivalem a 84% do total. E, adicionalmente, 355,5 mil hectares em formação, que correspondem em torno de 16% da área total de cultivo dos Cafés do Brasil. Tais números denotam que a área em produção teve um acréscimo de 0,8%, e, em contraponto, que a área em formação decresceu 11%, caso sejam comparados com o ano-cafeeiro 2022

Ranking do Café

Como os Cafés do Brasil são produzidos nas cinco regiões geográficas do País, caso seja feito um ranking nesse sentido, para o ano cafeeiro 2023, em ordem decrescente, constata-se que a Região Sudeste, que tem sua produção estimada em 47 milhões de sacas de 60kg, se destaca de forma absoluta em primeiro lugar, pois sua produção corresponderá a 85,6% da safra nacional. Na segunda posição, vem a Região Nordeste com a safra prevista de 3,62 milhões de sacas, que equivalerá a 6,6% da produção brasileira de café.

Na sequência, como terceira colocada, figura a Região Norte, com estimativa de produção de 2,94 milhões de sacas (5,3%), seguida pela Região Sul (733 mil sacas – 1,3%), e, por último, em quinto lugar, a Região Centro-Oeste, cuja produção foi calculada em 465,8 mil sacas de 60kg, número que equivale a menos de 1% da safra dos Cafés do Brasil prevista para ser colhida em 2023.


Com informações da Embrapa
Foto capa: Pixabay
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.
 


Últimas Notícias