Boi gordo atinge maior patamar já registrado no país, aponta o Imea

Cenário de valorização está relacionado com queda na produção de bovinos nos EUA

23/05/2023 às 12:14 atualizado por Lucas Caxito - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/Sistema CNA Senar

A arroba do boi gordo valorizou no mês de abril 7,18% ante março de 2023, e os preços atingiram o maior patamar já registrado no país, de US$ 104,21/arroba, segundo relatório divulgado ontem (22) pelo Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária).

O cenário está relacionado com a queda da produção de bovinos nos Estados Unidos, que caiu 5,38% em comparação com 2022, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA).

A Argentina também registrou valorização na cotação do boi gordo (+2,44% em abr.23 ante a mar.23, a qual chegou em US$ 51,36/@), conforme dados do Mercado Agroganadero. Esse cenário é resultado da redução da oferta de animais para abate, após o intenso envio destes para o gancho, em função dos efeitos do La Niña sob a qualidade das pastagens no país.

Em Mato Grosso, a retenção dos animais no pasto, limita a oferta de machos terminados ao abate e refletiu em ajuste positivo de 6,15% na arroba do boi gordo em abril/2023 em relação à média de março/2023. No entanto, com o início da estiagem no estado, a oferta de animais terminados deve resultar em uma pressão baixista nos preços.

Com informações do Imea
Foto de capa: Wenderson Araujo / Trilux / Sistema CNA Senar


Últimas Notícias