Investimentos do BID serão retomados na região do Pantanal

Após 20 anos paralisado, programa será retomado para  incentivo às boas práticas agropecuárias

23/05/2023 às 10:41 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta segunda-feira (22) em Cuiabá (MT), a retomada do programa BID Pantanal. Criado em 1995, na gestão do então governador, Dante de Oliveira, o programa estabelece investimentos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para melhorias em várias áreas de saneamento e sustentabilidade na região do Pantanal. O programa está paralisado desde 2003.

Com recursos do BID na ordem de U$1,2 bilhão no Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) para incentivos às boas práticas agropecuárias, Fávaro consultou o governo federal e a instituição para a retomada do BID Pantanal. Após as avaliações, o ministro anunciou o aporte de U$400 milhões no BID Pantanal.

“Precisamos do conjunto de ações da sociedade para revisarmos rapidamente esse projeto para que o lançamento seja o mais rápido possível”, declarou o ministro.

Além dos estados e municípios da região do Pantanal, os recursos do BID também serão destinados a ações nas regiões Nordeste (U$400 milhões) e Norte (U$400 milhões).

Agricultura Brasileira

O Brasil produz hoje sobre 49,5 milhões de hectares. A produção total é feita em cima de 77 milhões de hectares, mas é um dos poucos países do mundo que tem duas safras no mesmo ano no mesmo hectare.

“Podemos dobrar essa área sem desmatar nenhuma árvore, aproveitando pastagens de baixa produtividade, integrando a lavoura e pasto, contribuindo para diminuir a emissão de carbono, lançando mais orgânicos no solo”, detalhou o ministro.

Para incentivo a práticas como essa, além do novo Plano Safra estar totalmente baseado na agricultura de baixo carbono, ancorado no Plano ABC, o Mapa deve apoiar linhas de crédito de longo prazo e com taxas subsidiadas para a conversão de pastagens. “Com isso, vamos intensificar nossa produção e cumprir nossa vocação”, disse.

Com informações e foto do Mapa
 


Últimas Notícias