Vacinação contra a brucelose encerra dia 30 de junho em Minas Gerais

As vacinações realizadas no primeiro semestre deverão ser declaradas até o dia 10 de julho

22/05/2023 às 16:01 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O IMA ( Instituto Mineiro de Agropecuária), órgão vinculado à Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), informa que o prazo da imunização contra brucelose de fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade, vai até o próximo dia 30 de junho.

As vacinações realizadas no primeiro semestre deste ano deverão ser declaradas pelo produtor ao IMA até o dia 10 de julho. O órgão recomenda que os atestados de vacinação contra brucelose sejam entregues em uma unidade regional do instituto ou enviados via e-mail, logo após a vacinação.

O IMA é o órgão responsável pela coordenação e acompanhamento das campanhas de vacinação contra brucelose em Minas Gerais, umas das ações de caráter compulsório do PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal).

De acordo com a Lei Estadual nº 10.021/89, o produtor que possua fêmeas em idade vacinal é obrigado a declarar a vacinação contra brucelose ao IMA a cada semestre. O produtor tem até o 10º dia do mês subsequente ao final da campanha para realizar a entrega dos atestados de vacinação contra brucelose ao IMA.

A entrega pode ser feita pelo produtor ou mesmo pelo médico veterinário cadastrado responsável pela vacinação e emissão do atestado. É importante solicitar ao IMA o recibo de lançamento da declaração, como fonte de comprovação da declaração ao órgão.

As vacinações do 2º semestre de 2023 deverão ser declaradas até o dia 10 de janeiro de 2024.

Multas

O produtor que não vacinar contra brucelose pode ser multado no valor de R$130 por bezerra, tendo como base o número de fêmeas de 0 a 12 meses da última declaração prestada ao IMA em ficha cadastral.

Já o produtor que deixar de declarar a vacinação contra brucelose ao IMA está sujeito a multa de R$25 por bezerra.

 

Com informações do IMA

Foto:Divulgação/Emater-MG
 


Últimas Notícias