EUA identifica o 7º caso da doença da vaca louca em 20 anos

O primeiro caso detectado foi no ano de 2003, em uma vaca importada do Canadá

22/05/2023 às 09:43 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi identificado em um matadouro na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, um caso atípico da vaca louca, em um bovino de cinco anos. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) fez o pronunciamento na última sexta-feira (19), e com este já somam sete ocorrências da doença no país.

Conforme o comunicado feito em nota pelo departamento, o animal nunca entrou nos canais de abate e em nenhum momento apresentou risco ao abastecimento de alimentos ou à saúde humana nos Estados Unidos.

A entidade reafirmou que, apesar da constatação de um caso atípico, o fato não mudará o status de risco insignificante dos Estados Unidos e tão pouco causará problemas comerciais.

"Dado o status de risco insignificante dos Estados Unidos para BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina - sigla em inglês), não esperamos nenhum impacto comercial como resultado dessa descoberta", comunicou em nota o USDA.

A BSE atípica ocorre geralmente em bovinos mais velhos de forma rara e espontânea. Dos seis casos anteriores nos Estados Unidos, o primeiro, em 2003, foi um caso de BSE clássica em uma vaca importada do Canadá, as demais foram atípicas (tipo H ou L).

A WOAH (Organização Mundial de Saúde Animal) reconhece os Estados Unidos como um risco insignificante para a doença da vaca louca.

Conforme observado nas diretrizes da WOAH para determinar esse status, essa forma da doença ocorra espontaneamente em todas as populações de gado em uma taxa muito baixa.

Com informações do USDA

Foto:Divulgação/Pixabay
 


Últimas Notícias