Dúvida do criador: por que cavalos perdem a crina?

Veterinário alerta que a perda de pelos e descamação da pele podem indicar mais de um problema

22/05/2023 às 13:01 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

João Lacerda, telespectador do Canal do Boi e produtor rural de Anápolis (GO), enfrenta o desafio de vencer uma doença que deixa um animal de sua propriedade "com a crina ralinha, perdendo muito pelo, triste e com a pele descascando”. A alopécia ocorre devido a uma série de fatores como desequilíbrio na nutrição, contaminação por parasitas, picadas de insetos, alergias ou até excesso de hidratação.

Conforme o veterinário Hélio Itapema, os sintomas podem indicar, ainda, mais de uma condição. “É preciso ter atenção com o pasto que este cavalo está. Muitos animais têm hipersensibilidade à braquiária, podendo apresentar um quadro de fotossensibilização, o que acaba causando uma descamação e alopecia em alguns pontos do corpo cavalo", explica.

A boa notícia é que há tratamento para a maioria dos casos, sempre com a orientação de profissionais.

"De qualquer forma, é sempre bom consultar um médico veterinário, porque ele vai fazer um exame completo no seu animal, coletar o hemograma, fazer a pesquisa de hemoparasitas, etc. A partir daí, achar o diagnóstico correto e indicar o tratamento correto para o seu animal. Dessa forma, você vai ter um sucesso muito maior e não vai ficar gastando com alguns tratamentos que não vão ter efetividade”, aconselha.

Serviço

Mande sua pergunta ou dúvida no WhatsApp do Canal do Boi (67) 99264-781 e fique ligado na programação.

Confira a orientação do especialista no vídeo:

 

 

 

 

Foto:Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias