Conab registra alta de 34% no preço do tomate e declínio nas demais frutas

As hortaliças ficaram mais caras, exceto a cebola que registrou queda em abril

19/05/2023 às 09:39 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou levantamento nesta semana, apontando queda de preço das frutas nos principais mercados atacadistas brasileiros em abril, comparado ao mês anterior. O produto que registrou o maior percentual de redução foi o mamão com a média negativa de 9,21%.  No entanto, as hortaliças ficaram mais caras e o tomate foi o produto que apresentou a maior alta, com uma elevação média em torno de 34%.

No caso da banana, além da diminuição dos preços, foi registrada queda na comercialização. Esse comportamento de preços mais baixos segue o histórico que mostra tendência de queda nas cotações no primeiro semestre do ano. Cenário semelhante é verificado para laranja, maçã e melancia, com menores preços praticados nos mercados atacadistas e redução também na comercialização registrada.

Em contrapartida, depois de registrar quedas durante todo este ano, os preços do tomate voltaram a subir de forma unânime e significativa. A oferta do produto dentro das Ceasas (Centrais de Abastecimento) caiu em torno de 15% em abril, pressionando os preços para cima. Essa redução é explicada pela saída da produção da safra das águas que não foi compensada pela entrada da safra de inverno, que a partir de agora abastecerá as Ceasas.

A transição de safras da batata também influenciou na oferta do tubérculo no atacado, provocando a alta nas cotações, movimento típico para a época do ano. Para a cenoura, continua o movimento ascendente dos preços nas Ceasas.  No entanto, o cenário sinaliza para uma inversão no início de maio. O tempo mais firme, sem muitas chuvas, tem facilitado a colheita aumentando os volumes da raiz nos mercados, influenciando em uma queda de preços já verificada nas primeiras semanas deste mês.

Hortaliças

Contrariando o comportamento das demais hortaliças, a cebola registrou uma nova queda de preço em abril, porém em menor intensidade que nos meses anteriores. Apesar da oferta do bulbo ter caído 5,8%, ela ainda se mantém em níveis elevados, principal motivo para esta continuidade da queda. Com o bom volume da produção nacional, as importações de cebola no acumulado até abril de 2023 estão bem abaixo das registradas nos dois últimos anos, sendo 30% menor ao de 2022 e 50% inferior ao de 2021, considerando o mesmo período.

Com informações da Conab

Foto:Divulgação/Pixabay
 


Últimas Notícias