Petroleiros comemoram redução nos preços dos combustíveis

A Petrobras também comunicou o fim da paridade de importação do petróleo

17/05/2023 às 15:38 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O coordenador-geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros), Deyvid Bacelar, comemorou a redução do preço médio nas distribuidoras do diesel, gasolina e do gás de cozinha, anunciado pelo presidente da Petrobrás, Jean Paulo Prates, nesta terça-feira (16).

A Petrobras também comunicou o fim do PPI (Preço de Paridade de Importação) do petróleo, política de preço implementda durante o governo Temer em 2016 que utilizava as variações de preço do dólar.

Com a nova medida, o cidadão brasileiro deixa de pagar pelos combustíveis conforme a cotação internacional do dólar. Bacelar explica que o Brasil é autossuficiente na produção de petróleo e que a Petrobras tem grande parque de refino, além de usar majoritariamente o petróleo que ela mesma produz. 

Informações

Desde a aprovação do PPI até o dia 16 de maio, o valor do botijão de gás de cozinha (GLP) variou 223%. Já o barril do petróleo subiu 61,9% e a inflação acumulou 36,6%, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

No mesmo período, a gasolina variou 112,7% para cima e o diesel 121,5%, essas informações são do cálculo do DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos), com base em dados da Petrobras.
 
Com a extinção da paridade de importação, o esperado é que o gás de cozinha chegue a custar em torno de R$100 ao consumidor final.

Em outubro de 2016 o preço do GLP custava em média R$55. 
 
Com informações de Agência Brasil
Foto capa: Agência Brasil
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.
 


Últimas Notícias