MS quer obter status carbono neutro com suinocultura tecnificada

Estratégia do governo estadual é priorizar o setor como eixo fundamental de desenvolvimento

17/05/2023 às 14:05 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Mato Grosso do Sul pretende obter o status de Carbono Neutro em 2030 e a suinocultura tecnificada e sustentável deve ser um dos caminhos para que o governo atinja de fato a meta. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, defendeu a proposta em Dourados, durante encontro com produtores, técnicos do setor, pesquisadores, estudantes e autoridades para discutir a expansão da atividade no estado.

Os avanços e as perspectivas do mercado nacional e internacional foi tema do 5º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura do Mato Grosso do Sul, durante a 57ª Expoagro. O evento trouxe para o debate a suinocultura 5.0. Realizado pela Asumas (Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores), o encontro faz parte da celebração de 30 anos da entidade.

O titular da Semadesc destacou na abertura do evento a importância da cadeia produtiva de suínos e os ganhos em produção e sustentabilidade com o programa Leitão Vida que incentiva a criação cada vez mais tecnificada."Temos uma expansão excepcional da suinocultura. Já temos uma propriedade fazendo o ciclo completo de produção em Mato Grosso do Sul, com uso no biodigestor na fertirrigação e bioenergia. Ou seja, do resíduo se gera o biogás e pelo equipamento se faz o biometano. A fazenda já abastece um trator e caminhão com o biometano. É a economia circular funcionando na prática", salientou.

O secretário destacou que dentro da estratégia do atual governo, foi estabelecida a suinocultura como eixo fundamental de desenvolvimento. "Já somos livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é o primeiro passo que demos esse ano. Agora temos todo um trabalho de vigilância para que possamos consolidar o Estado livre de febre aftosa sem nenhuma denominação. Queremos sair em bloco [para esse status], mas o governador Eduardo Riedel já definiu, se nos próximos dois meses, não alinharmos com os blocos, Mato Grosso do Sul propõe a saída sozinho da estrutura. A meta é para que possamos rapidamente tornar o Estado livre da aftosa”, pontuou Jaime Verruck.

O presidente da Asumas, Milton Bigatão, salientou que Mato Grosso do Sul tem uma suinocultura exemplar, que em poucos anos passou ser protagonista no País. "Assim que avançarmos no status sanitário, vamos alavancar ainda mais economicamente, com mais adesão ao mercado e demanda por exportação", acrescentou.

O secretario ainda lembrou que a meta do Governo é investir na atividade como exemplo de descarbonização. "Defendemos este uso de tecnologia para as demais suinoculturas no Estado, inclusive aqui em Dourados a fim de buscar o Estado Carbono Neutro 2030. Estamos no caminho certo, com investimento privado e parcerias público-privadas", finalizou.

Com informações do Portal do Governo de Mato Grosso do Sul    
Foto:Wenderson Araujo/CNA


Últimas Notícias