Fiems indica crescimento de 15% no setor industrial em MS

O estado exporta mais de R$ 6 bilhões em produtos industrializados

17/05/2023 às 11:45 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16), o presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, avaliou que o setor industrial no estado tem projeção de crescimento de 15%, com chances de superar essa estimativa devido aos investimentos previstos para 2023. Longen aposta que o estado venha ser um grande produtor e exportador de papel.

“Podemos ter mais uma planta de celulose, fortalecendo ainda mais esse grande projeto da fábrica de celulose no Mato Grosso do Sul. Temos outros desafios de que a gente também seja um grande produtor de papel e não somente de celulose”, destaca.
O presidente da Fiems apresentou os números de exportação de Mato Grosso do Sul. Segundo dados da Fiems, o estado exporta mais de R$6 bilhões em produtos industrializados. “O mundo vê Mato Grosso do Sul com outros olhos, reconhece a sua produção, e vem aqui em busca de oportunidades de negócios”, ressalta.

Durante o encontro na Casa da Indústria, em Campo Grande, em comemoração ao Dia da Indústria (25 de maio), foram pontuados problemas enfrentados no setor empresarial e o principal deles é a falta de mão de obra qualificada no estado.

“O grande problema da demanda é o apagão da mão de obra. Precisamos entender que a qualificação é necessária no mundo de hoje. Para a empresa ser competitiva ela precisa do mínimo de qualificação do trabalhador, e o Sistema Indústria e o Sistema S como um todo vem disponibilizando, na maioria das vezes gratuitamente, para atender as demandas dos seus setores, o comércio, o agro e a indústria”, alerta Longen.

A indústria tem um papel fundamental no estado, sendo a segunda atividade econômica que mais gera receita e empregos.  Os números apresentados mostram que o setor industrial encerrou o ano de 2022 com 142.353 trabalhadores formais diretamente empregados, indicando crescimento de 7% em relação ao ano anterior. O problema ainda é a capacitação de profissionais não somente na Capital, mas no interior do Estado.
“Hoje já chegamos a cerca de 150 mil empregos formais em 2023 e esperamos que até final do ano a indústria alcance 160 empregos diretos”, finaliza o líder industrial.

Foto:Pixabay


Últimas Notícias