
A abertura oficial da Agrotins 2023 acontece na próxima segunda-feira e vai até o dia 20 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas (TO). Instituições financeiras irão participar da feira ofertando diversas linhas de créditos. O tema do evento deste ano é “Compliance no Agro”.
O superintendente do Banco da Amazônia no Tocantins, Marivaldo Gonçalves de Melo, conta que a instituição está presente na Agrotins desde a primeira edição, em 2001. “Vamos oferecer aos produtores e visitantes, linhas de créditos para aquisição de máquinas, equipamentos, investimentos e custeios agropecuários, compra de caminhonetes e placa solares para atividade rural”, pontuou.
De acordo com o gerente regional de Desenvolvimento da Cooperativa de Crédito (Sicred), Diogo Pelissaro, a instituição pretende oferecer diversas linhas de crédito para atender o produtor na Agrotins. “Este ano, estaremos disponibilizando as linhas de créditos, financiamentos de veículos, máquinas e equipamentos, linha solar, consórcio de pesados, além do BNDES Finame”, ressaltou o gerente.
Para o diretor de Tecnologia da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e coordenador da Agrotins 2023, Fernando Garcia, a feira é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio no Estado. “Essas linhas de créditos com taxas de juros diferenciados são boas para incentivar o produto e, assim, melhorar a infraestrutura nas propriedades rurais, insumos, tecnologias para o segmento agrícola e pecuário”, enfatizou o coordenador da feira.
Agência de Fomento
A Agência de Fomento do Estado estará presente atendendo os agricultores familiares. A Agência oferece linha de crédito especial, sendo no mínimo: R$ 1.000,00 e no máximo R$ 10.000,00 com prazo de até 30 meses e 6 meses de carência. O recurso é para aquisição de equipamentos, ferramentas ou implementos agrícolas.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outros.
Com informações e foto do portal do Governo de Tocantins