A Seag (Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca) realizou nesta quinta-feira (11), em vitória (ES), reunião entre agentes da cadeia produtiva do leite, para implementação de um programa inédito com foco no aumento da produção e a produtividade do leite nas fazendas capixabas.
Durante o encontro, foram abordados os principais pontos do planejamento para a criação do programa que deve criar estratégias de ampliação na capacidade instalada da indústria de laticínios. A redução de custos de produção e a autossuficiência do Espírito Santo na produção de leite em relação ao consumo também faz parte do plano.
A produção de leite no estado vem decrescendo nos últimos anos devido a uma baixa produtividade nas fazendas. Como resultado, há uma grande capacidade ociosa na indústria láctea capixaba. Além disso, o consumo de lácteos da população do Estado não consegue ser atendido pela produção local, segundo avaliação da Seag.
Atualmente, o Espírito Santo produz cerca de 1 milhão de litros de leite por dia, o que representa cerca de R$ 727 milhões anuais de faturamento, com cerca de dez mil produtores de leite.
“O programa visa à recuperação dessa atividade, que é a segunda mais presente nas propriedades rurais capixabas depois do café”, destacou o secretário de Agricultura, Enio Bergoli.
O programa pretende atingir a autossuficiência na produção de leite no Espírito Santo no prazo de dez anos. A previsão é de que o Programa de Desenvolvimento da Cadeia do Leite no Espírito Santo seja lançado em junho pelo governo estadual.
Com informações da Seag
Foto:Divulgação/Pixabay