Preço do boi gordo está enfraquecido, aponta o Cepea

Valor no mercado paulista é cerca de 14% inferior ao do mesmo período de 2022

12/05/2023 às 09:08 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O mercado paulista apresentou preços enfraquecidos para o boi gordo no mês de maio. Segundo os dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) o indicador do boi registra média de R$ 268,77, sendo 6% inferior à de abril do ano passado e 14% abaixo da de maio de 2022, em termos reais. 

A suspensão dos envios de carne bovina à China entre fevereiro e março deste ano influenciou nas escalas de muitos frigoríficos. Outro motivo que induziu a queda do valor foram as condições das pastagens que começam a ficar desfavoráveis, o que tem levado pecuaristas a elevar a oferta de animais. 

A atual tendência de queda nos preços do boi pode ser amenizada pelas exportações da proteína, que, neste mês, vêm apresentando desempenho intenso.

A média diária de embarques está em 10,702 mil toneladas, contra 6,9 mil toneladas em maio do ano passado. Caso esse ritmo diário se mantenha até o encerramento deste mês, o Brasil pode exportar mais de 230 mil toneladas, o que seria um recorde. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), foram escoadas 42,809 mil toneladas de carne bovina na primeira semana de maio. 

Com informações do Cepea

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista

Foto: Wenderson Araujo/CNA   


Últimas Notícias