MS investe em pecuária tecnológica e sustentável

O estado é o terceiro maior produtor de carne bovina do Brasil

11/05/2023 às 09:52 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Para garantir o desenvolvimento da cadeia produtiva, o governo do estado investe em políticas públicas para que a pecuária seja tecnológica sustentável, a afirmação foi feita pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, durante a feira pecuária Confinar 2023, em Campo Grande (MS).

A pecuária sul-mato-grossense é a terceira maior produtora de carne bovina do Brasil e a quinta maior exportadora. Com 18,5 milhões de cabeças, é uma das mais tecnificadas do país e agora trilha os caminhos da sustentabilidade.

O titular da Semadesc avalia que o evento mostra o quanto de tecnologias Mato Grosso do Sul tem na pecuária e os avanços na cadeia de produção. "Constatamos nos últimos tempos uma pressão na pecuária pela inserção tecnológica. O Confinar traz isso que é o incentivo ao uso de tecnologia que é muito forte”, observa Verruck.

O secretária falou sobre a importância do setor pecuário trabalhar na sustentabilidade, lembrando ainda que a pecuária tem uma dependência do mercado mundial, principalmente em questões sanitárias. "Hoje este é um requisito essencial. Os grandes players estão exigindo isso para adquirir a carne. A importância é tamanha que você restringe determinados produtos e produtores por causa da forma de manejo da produção", relata Verruck.

A proposta do governo estadual, segundo o secretário, é recuperar áreas degradadas de pastagens e continuar permitindo incentivos diretos ao produtor. “São poucos estados no País onde se remunera direto o produtor e MS é um deles. Por isso estamos em constante aprimoramento dos benefícios concedidos", acrescentou.

O secretário reiterou o compromisso de apoio à produção com desenvolvimento e sustentabilidade. "As políticas públicas estão ordenadas para que a pecuária seja sustentável tecnológica e tenha investimento", concluiu.

Com informações da Semadesc
Fotos: Mairinco Celso de Pauda
 


Últimas Notícias