ABCZ e Embrapa investem na genética de zebuínos

Pesquisa deve colher dados genéticos de aproximadamente 8 mil touros

10/05/2023 às 12:12 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a Embrapa Gado de Corte de Campo Grande (MS), assinaram o termo aditivo ao contrato de cooperação técnica existente entre duas entidades, reforçando os trabalhos de pesquisa voltados para melhoramento genético animal e sustentabilidade na pecuária, durante a Expozebu 2023.

O presidente da ABCZ, Gabriel Cid e o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antonio Rosa e suas respectivas equipes, inseriram a avaliação genômica de raças zebuínas de corte ao acordo já existente, com previsão de término no final de 2025.

Os estudos em genômica prevêem a genotipagem de aproximadamente 8 mil touros das principais raças zebuínas, de 4 mil indivíduos com fenótipos ligados à eficiência alimentar e de 6 mil fêmeas jovens, com foco em qualidade de carcaça e precocidade sexual.

A partir desses dados, os técnicos da Embrapa e da ABCZ têm a possibilidade de realizar a predição de valores genéticos genômicos para as raças e assim, poderão elaborar um banco de dados fenotípicos, genealógicos e genômicos dos animais.

A coleta de caracteres ligados à eficiência alimentar, qualidade de carcaça e precocidade sexual é um passo inovador em busca do fortalecimento das pesquisas em melhoramento genético.

Sustentabilidade

Durante o 1º Seminário Zebu Carbono Neutro – Pecuária Sustentável Gerando Riquezas, na ExpoZebu 2023, o pesquisador Roberto Giolo e um dos idealizadores do protocolo CCN (Carne Carbono Neutro), apresentou aos criadores como boas práticas na pecuária de corte podem trazer retorno financeiro e ampliar o negócio agropecuário.

A ABCZ mantém na fazenda experimental da Associação uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) CCN e CBC (Carne Baixo Carbono) como vitrine para associados e visitantes, mas, principalmente para implementação dos protocolos na propriedade rural. A URT integra os estudos da Embrapa relacionados à pecuária de baixo de carbono, liderados por Giolo.

Com informações da ABCZ e Embrapa Gado de Corte
 


Últimas Notícias