Novilho Precoce MS deve atingir recorde de abates em 2023

Associação tem atingido a meta de entregar maior volume de proteína e animais cada vez mais jovens

10/05/2023 às 13:41 atualizado por Lucas Caxito - SBA | Siga-nos no Google News
:
Rafael Gratão (ao fundo, à esquerda), presidente da Associação Sul-mato-grossense de Produtores de Novilho Precoce, e o superintendente Alexandre Guimarães, em palestra
Foto: Divulgação

O presidente da Associação Sul-mato-grossense de Produtores de Novilho Precoce, Rafael Gratão, anunciou em palestra, a expectativa para abates de animais dos associados, para até o fim de 2023.

Segundo Gratão, a entidade deve atingir 160 mil cabeças encaminhas à indústria frigorífica, o que representa um avanço de 40% em relação ao ano de 2022, quando os produtores abateram 114.161 cabeças.

Idade em queda

Pelas projeções da Associação, a queda na idade do abate é uma realidade que será mantida em 2023. “Até esse mês de maio, conseguimos a grande maioria dos abates seguiram o máximo de 36 meses de idade. Esse tem sido um dos critérios de bonificação aos associados, que estão se empenhando na busca por uma propriedade mais sustentável”, explica Gratão.

Ainda sobre a diminuição na idade dos animais, a Associação apresentou o comparativo de abates no intervalo de 10 anos. Em 2013, cerca de 57% dos animais encaminhados para abate, pelos produtores rurais ligados à Novilho Precoce MS, tinham até 2 dentes (J2). O volume de animais abatidos, com as mesmas características em 2023, corresponde a 79%.

“Os números deixam claro que além do aumento no número de associados, temos conseguido avançar também na produtividade e sustentabilidade. Os produtores estão cada vez mais cientes dos benefícios do associativismo. Eles entenderam que o menor tempo de pasto, significa mais dinheiro no bolso e menor impacto ambiental”, completou Alexandre Guimarães, Superintendente da Novilho Precoce MS.

Com informações da Novilho Precoce MS
Foto de capa: Novilho Precoce MS


Últimas Notícias