Estagnação da economia derruba repasses a prefeituras

Verbas do FPM têm perda de 7% neste ano e afeta serviços públicos

10/05/2023 às 05:37 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Prefeituras de todo o Brasil recebem, nesta quarta-feira (10), mais de R$ 7,3 bilhões do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) - a principal fonte de receita para a maioria delas - repassado pelo governo federal da conta total de impostos. Apesar de elevado e maior que o orçamento da maioria dos estados, o repasse está em queda, que representa a estagnação e uma recessão na economia do país.

O volume está 1,24% menor do que no ano mesmo período do ano passado e, com a inflação, o montante teve cerca de 7% de redução real.

Este é o segundo maior volume de dinheiro repassado aos municípios neste ano – só ficando atrás dos valores pagos no primeiro decêndio de fevereiro, quando o mercado ainda estava aquecido pelas compras de fim de ano. 

A queda representa uma estagnação e uma recessão na economia do país, dizem economistas. Para o consultor César Lima, a população ainda está aguardando para saber o que o novo governo vai fazer na Economia. "Essa queda significa uma estagnação, ou até mesmo uma recessão". 

Fonte: Brasil 61


Últimas Notícias