
O governo do Mato Grosso do Sul isentou de IPVA donos de veículos movidos a GNV (Gás Natural Veícular) e reduziu a base de cálculo da cobrança de ICMS de 17% para 12%. As medidas provocam desoneração estimada em R$ 1 milhão.
"Essa medida tem como foco beneficiar milhares de pessoas, mas atende especialmente a demanda dos sete mil motoristas de aplicativos e taxistas que hoje circulam em Campo Grande. Então não é um recuso que estamos abrindo mão, mas uma forma de o Estado conceder competitividade à categoria”, disse o secretário estadual de Fazenda, Flávio Cesar.
Hoje existem 4.771 veículos registrados no Detran que usam GNV, o equivalente a 0,27% da frota estadual.
Isenção de IPVA
Para os veículos leves e de cargas que realizarem a conversão para GNV, a Sefaz (Secretaria de Fazenda) vai conceder a isenção do pagamento do IPVA, com desoneração próxima de R$ 10,5 milhões.
O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Estado, atrás apenas do ICMS. O valor do tributo é apurado com a aplicação do percentual sobre o valor de mercado do veículo, constante da tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Fotos: Divulgação/GNV Anchieta