Fundação MS apresenta resultados da soja em 8 municípios de Mato Grosso do Sul

Na rota estão Rio Brilhante, Maracaju, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Anaurilândia, Ivinhema e São Gabriel do Oeste

05/05/2023 às 15:06 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Iniciou nesta semana uma rodada de apresentação em oito municípios de Mato Grosso do Sul, por pesquisadores da Fundação MS, dos principais resultados da safra de soja 2022/2023. Estão na rota dos pesquisadores os municípios de Rio Brilhante, Maracaju, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Anaurilândia, Ivinhema e São Gabriel do Oeste. Os resultados da pesquisa serão apresentados aos produtores rurais e profissionais do agro com intuito de buscar soluções, aprimorar o desenvolvimento, reduzir os prejuízos e elevar o nível de produção do grão das próximas colheitas.

De acordo com o pesquisador da Fundação, Dr. André Lourenção, durante todo o ciclo da soja foi instalado e conduzido diversos experimentos que avaliaram o desenvolvimento das plantas e sua resposta a cada tratamento, assim como as pragas e doenças que as atingiram.

“Verificamos os manejos adequados para cada região, e o intuito agora é apresentar essas informações aos agricultores, para que transformem esses dados, em informações precisas e prontas para serem utilizadas pelo produtor. Em cada município que passarmos, apresentaremos informações ligadas àquela região”, explica Lourenção.

Segundo o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes, essa etapa de difusão dos resultados é tão importante quanto o acompanhamento da safra. “Informação faz toda a diferença no desenvolvimento de uma safra. E uma das missões da Fundação MS é dividir essas informações com quem está na ponta, buscando soluções baseadas na ciência. Não há espaço para testes, ou para que o produtor fique testando novos materiais disponíveis no mercado, para isso existe a pesquisa, existe a Fundação MS, que já levará as informações prontas para serem aplicadas”, destaca.

Programação

Durante a apresentação de resultados da Fundação MS, sobre a safra de soja 2022/2023, haverá uma programação técnica, voltada para a realidade daqueles municípios e região. O Dr. Douglas Castilho Gitti abordará o manejo da adubação na cultura da soja para altas produtividades, em seguida o mestre João Paulo Oliveira falará aos produtores rurais sobre a performance produtiva de cultivares de soja no Centro-Sul do MS. O Dr. Luciano Del Bem Júnior ficará a cargo de apresentar o manejo de pragas e plantas daninhas na cultura da soja e, por fim, a Dra. Ana Claudia Ruschel Mochko, argumentará sobre a sanidade, do plantio à colheita.

O evento é gratuito e para participar o produtor rural deve apenas comparecer ao local, na data e horário agendado. 

Confira a agenda das próximas apresentações com os respectivos municípios:

– 5 de maio, em Ponta Porã
Das 7h30 às 12h, local a definir
– 9 de maio, em Naviraí
Das 7h30 às 12h, na Arec Copasul
– 12 de maio, em Dourados
Das 7h30 às 12h, na Expoagro
– 29 de maio, em Anaurilândia
Das 7h30 às 12h, no Sindicato Rural de Anaurilândia
– 30 de maio, em Ivinhema
Das 7h30 às 12h, no Sindicato Rural de Ivinhema
– 2 de junho, em São Gabriel do Oeste
Das 7h30 às 12h, local a definir

Com informações da Agência SAFRAS e Fundação MS

Foto:Wenderson Araújo/CNA
 


Últimas Notícias