Fundo de investimento agropecuário foi tema de discussão na Agrishow 2023

O FIAgro viabiliza investimentos em terras e na atividade agroindustrial.

05/05/2023 às 12:32 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) apresentou na Agrishow deste ano, o FIagro (Fundo de Investimentos das Cadeias Agroindustriais) como importante ferramenta de financiamento para o setor agropecuário e discutiu também como o mercado de capitais pode ser uma opção viável para o fornecimento de recursos aos produtores rurais, além de outras possibilidades de investimentos.

 “Encerramos hoje mais uma jornada de divulgação, o agro e o mercado de capitais com a FPA, IPA e IBDA, juntamente com a CVM e a B3. Foi um evento de muito sucesso e importante para debatermos com as entidades representativas o financiamento do agro,” disse o autor da Lei do FIAgro, Arnaldo Jardim. Ele explicou ainda que “o fundo foi responsável por abrir um novo caminho aos investimentos no setor e, com a parceria da Agrishow, vai dar muitos resultados”, disse o vice-presidente da FPA na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim (CD-SP).

De forma semelhante aos FII (fundos imobiliários), o FIAgro viabiliza investimentos em terras e na atividade agroindustrial. A lei possibilita a ampliação no número de investidores no setor, e permite a participação tanto de investidores individuais – pessoas físicas – quanto investidores institucionais – pessoas jurídicas.

Este é o segundo evento de cooperação técnica entre a CVM, o IBDA e o IPA, assinado no início de março deste ano, para incentivar investimentos no setor agropecuário. O primeiro foi realizado em Sinop-MT, no mês de abril.

Participaram do encontro representantes da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), do IBDA (Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio), entre outras autoridades políticas e do agronegócio.

Com informações e foto da Agência FPA
 


Últimas Notícias