Campanha de vacinação contra aftosa começa nesta segunda-feira

A imunização dos animais acontece em apenas 14 estados brasileiros

01/05/2023 às 11:01 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Começa nesta segunda-feira (1) a primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa no país. De acordo com o calendário de vacinação divulgado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), a imunização dos animais ocorre em 14 estados brasileiros: Alagoas, parte do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e São Paulo.

A expectativa é que sejam imunizados cerca de 73 milhões de bovinos e bubalinos, de todas as idades e as vacinas podem ser adquiridas nas revendas autorizadas com temperaturas mantidas entre 2°C e 8°C, desde o transporte até o momento da aplicação.

Outro ponto é que o uso de agulhas novas é obrigatório para aplicação da dose de 2 mL na tábua do pescoço de cada animal. O produtor deve estar atento na declaração da vacinação ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado.

Está suspensa a vacinação no Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal. A medida faz parte da evolução do projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país, previstas no plano estratégico do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa).

Com informações do Mapa

Foto: Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias