Apesar da desvalorização do frango vivo no mercado doméstico, o poder de compra do avicultor vem avançando em abril frente ao mês anterior. De acordo com pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o cenário favorável ao produtor foi possível devido aos recuos mais expressivos nos valores dos principais insumos utilizados na atividade avícola (milho e farelo de soja).
Dados apontam que a baixa nos preços do animal vivo está atrelada à menor procura do atacado e varejo por carne de frango. O cenário acabou pressionando as cotações do frango, uma vez que os frigoríficos passaram a ter mais cautela com a elevação dos estoques dos produtos de origem avícola, resultando em menos demanda dos lotes de aves vivas.
Para o milho, a desvalorização é reflexo da menor demanda, da melhora no ritmo da colheita da safra verão (que eleva a oferta em todas as regiões) e do desenvolvimento satisfatório da segunda safra.
Já para o farelo de soja, a queda das cotações também está associada à demanda enfraquecida, além do menor custo com a matéria-prima.
Com informações do Cepea
Foto: Divulgação/Pixabay