Com as chuvas frequentes das últimas semanas, os índices de disponibilidade hídrica do solo foram mantidos em condições favoráveis na maior parte das áreas de pastos do país nesta terça-feira (25). Com a manutenção dessa água no solo a vegetação fica verde, o que é benéfico ao gado.
Mas como nem tudo está balanceado no Brasil, áreas de pastagens no Nordeste ainda contam com baixos índices de umidade do solo. Tirando o Maranhão, boa parte da região enfrenta escassez hídrica, o que aumenta o risco para incêndios atingindo os pastos.
Por enquanto isso não deve mudar em boa parte da Bahia e do Piauí, além do oeste do Pernambuco. Áreas que já enfrentam déficit hídrico e vão continuar com tempo firme. De forma geral, a maior parte do país recebe chuva nesta terça. Com destaque para chuva volumosa que pode ser registrada desde o norte de Rondônia até Roraima, são esperados volumes entre 20 e 80 milímetros.
No Centro-Sul há possibilidade de chuva forte e volumosa desde o sul do Rio Grande do Sul até Mato Grosso do Sul, tudo devido a formação de um ciclone que mais tarde dará origem a uma nova frente fria.
A previsão mais detalhada você acompanha no Agroclima:
Com informações da X Weather Meteorologia
Foto capa: Pecuária BR