Governo do RS emite alerta de raiva herbívora

Recomendação é vacinar e revacinar os animais suscetíveis à doença

29/04/2023 às 10:01 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Após alerta sanitário emitido pelo Governo do Rio Grande do Sul para um caso de raiva herbívora registrado no município argentino de General Alvear, equipes de controle da doença da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) estão em alerta na Fronteira Oeste. A forma mais comum de transmissão da doença acontece pela mordedura do morcego hematófago Desmodus rotundus em bovinos, equinos e ovinos.

O alerta sanitário emitido pela Seapi abrange os municípios de Maçambará, São Borja, Itacurubi e Itaqui, especialmente nas propriedades próximas aos rios Itu e Ibicuí.

 “A recomendação é vacinar e revacinar os animais suscetíveis, bem como localizar e identificar os refúgios com aviso imediato às Inspetorias e Escritórios de Defesa Sanitária da Seapi”, destaca o coordenador do Programa de Controle de Raiva Herbívora, Wilson Hoffmeister.

Somente neste ano, o Rio Grande do Sul registrou 17 focos de raiva herbívora em 12 municípios. No ano passado, foram 109 casos de raiva herbívora em 37 cidades. Os municípios com registro de focos em 2023 são: Cachoeira do Sul, Dom Feliciano, Gravataí, Itaqui, Itati, Jaguari, Jari, Lavras do Sul, Parobé, Pedras Altas, Santiago e São Miguel das Missões.

Essa progressão dos focos de raiva herbívora na Fronteira Oeste do RS forçou a Secretaria de Seapi a emitir o alerta sanitário. Nele, a secretaria reiterou a necessidade de vacinação e revacinação de bovinos, equinos e ovinos, animais mais suscetíveis à doença.

Com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/SEAPDR 
 


Últimas Notícias