Preço do leite acumula alta de 6,7% no primeiro bimestre de 2023

Esse movimento de valorização deve persistir no mês de março

21/04/2023 às 21:15 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em conjunto com a Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), demonstram que o preço do leite cru captado por laticínios no mês de fevereiro chegou a R$ 2,7276 por litro na “Média Brasil” líquida, registrando altas de 1,6% em comparação ao mês anterior e de 16,9% em relação à de fevereiro do ano passado, em termos reais.

Estes valores foram deflacionados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de fevereiro. Com isso, o valor do leite cru acumulou alta real de 6,7% no primeiro bimestre de 2023. Esse movimento de valorização deve persistir em março, apesar do recuo observado no mercado de derivados naquele mês.

Derivados

O mercado de derivados lácteos seguiu em ritmo mais lento no último mês, com os preços em queda. Apesar da menor captação de leite cru no campo, o que reduziu a produção de lácteos, as vendas desses produtos foram prejudicadas pela demanda fragilizada, que, por sua vez, não pôde absorver novas altas, diferentemente do mês anterior.

Ao mesmo tempo, o aumento das importações em março também influenciou o aumento dos estoques de derivados, pressionando as cotações.

Com Informações do Cepea

Foto:Divulgação/Canal do Boi
 


Últimas Notícias