Operação Ronda Agro faz apreensões e autua produtores do Rio Grande do Sul

Foram apreendidas mais de 90 toneladas de produtos irregulares na região

20/04/2023 às 09:29 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:


 O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou em conjunto com agências estaduais e federais a 35ª Vigifronteira (Operação Ronda Agro do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais) e flagrou várias irregularidades em cidades da Região Sul do País. Foram apreendidas 90 toneladas de produtos de origem vegetal, incluindo alhos e cebolas,  2,8 toneladas de produtos de origem animal, 29.530 litros de bebidas contrabandeadas e clandestinas, 900 litros de agrotóxicos, 122 unidades de produtos veterinários e 37 bovinos, todos em situação irregular.

Além das apreensões de produtos, também foram realizadas quatro prisões em flagrante e três conduções para a delegacia de polícia para investigação de atividades ilícitas relacionadas ao crime de contrabando.

Foram emitidos nove autos de infração, 10 termos de apreensão e 14 termos de inspeção e fiscalização que resultaram em um prejuízo aos infratores de aproximadamente R$ 6 milhões em multas e apreensões.

A ação resultou em um prejuízo aos infratores de aproximadamente R$ 6 milhões em multas nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As equipes estiveram em um depósito de cebolas e alhos contrabandeados, três propriedades rurais, uma revenda de produtos veterinários, seis estabelecimentos importadores de produtos de origem vegetal, três fábricas clandestinas de aguardente e cinco estabelecimentos comerciais de bebidas. Também foram fiscalizados 90 veículos e uma aeronave.

As ocorrências foram nos municípios de Foz do Iguaçu, Santo Antônio do Sudoeste, Barracão, Capanema, Flor da Serra do Sul, São Borja, Porto Xavier, Horizontina, Bossoroca, Porto Vera Cruz, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste e Cacoal. 

A importação irregular de produtos de origem animal e vegetal, além de ser uma concorrência extremamente desleal para os pequenos e médios produtores brasileiros, também constitui uma das principais formas de introdução e disseminação de pragas e doenças animais em áreas livres, o que pode prejudicar todo o agronegócio brasileiro. 

As operações do Vigifronteira integram o PPIF (Programa de Proteção Integrada de Fronteiras), organizadas pelo Mapa de maneira integrada com órgãos federais e estaduais.

Participaram da 35ª Operação Ronda Agro, a Adapar, Cidasc, Seapi, Receita Federal do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Civis e Militares nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Com informações e foto do Mapa
 


Últimas Notícias