BNDES oferece nova linha de crédito rural para financiamento em dólar

Valor inicial disponibilizado pelo Governo Federal é de R$ 2 bilhões

18/04/2023 às 12:34 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:


Produtores rurais poderão contar com nova linha de crédito a partir de maio. O novo modelo de financiamento foi anunciado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) nesta segunda-feira (17), configurado em uma linha de financiamento rural em dólar com taxa fixa.

Produtores que tenham receitas ou contratos em dólar terão direito ao crédito disponibilizado pelo governo com valor inicial de R$ 2 bilhões, mais a taxa de juros de 7,59% ao ano, acompanhando a variação cambial.

Para obter o financiamento, o produtor deve buscar orientação com um dos agentes financeiros credenciados ao BNDES. Deverá também ter receitas ou contratos em dólar ou atrelados à variação cambial, além de ter limite de crédito nos bancos parceiros.

De acordo com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, as linhas de crédito com equalização de juros pelo tesouro continuarão sendo oferecidas para produtores que não tenham receita atrelada às vendas internacionais.

 "Quem produz leite, feijão, arroz, terá que ter linhas de crédito em reais. E para isso vamos estruturar novas linhas, inclusive com a participação do Tesouro. Mas os produtores que têm a sua receita atrelada à venda internacional não têm risco em fazer a operação dolarizada e também não tem custo para o Tesouro. Essa é uma nova forma de financiar o agro exportador, é um modelo inteligente, que não pesa nos cofres públicos e dá competitividade aos nossos produtores", explica o ministro por videoconferência, de Londres.

O crédito oferecido será destinado para a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas de qualquer espécie, de fabricação nacional para a ampliação da mecanização, a renovação e atualização tecnológica da frota de tratores e colheitadeiras agrícolas, viabilizando maior produtividade no campo.

A nova linha de financiamento vai possibilitar a compra de silos, tratores, máquinas, além de investimentos em inovação no campo.

Com informações do Mapa
Foto: Arquivo/Canal do Boi 


Últimas Notícias