Vazio Sanitário da soja começa dia 15 de junho no Mato Grosso do Sul

Neste período não se pode plantar nem manter plantas de soja

17/04/2023 às 11:19 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) publicou na última semana a Portaria nº 781 que define os períodos de vazio sanitário para a cultura da soja em todo o país durante o ano de 2023. 

Como parte das estratégias de manejo da ferrugem asiática da soja, a Secretaria de Defesa Agropecuária está avaliando a redução dos períodos relativos aos calendários de semeadura para a próxima safra, com o objetivo de minimizar eventuais prejuízos aos produtores e demais atores envolvidos na cadeia produtiva da soja.

O vazio sanitário da soja em Mato Grosso do Sul compreende o período de 15 de junho a 15 de setembro, sendo proibido plantar ou manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. 

O período de plantio da oleaginosa no Estado acontece entre os dias 16 de setembro a 31 de dezembro e o cadastro de área plantada é obrigatório, devendo ser realizado no site do Iagro (www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio) no período entre 1º de setembro e 10 de janeiro.

O vazio sanitário é um período mínimo de 90 dias em que não se pode plantar nem manter plantas de soja em nenhuma fase de desenvolvimento na área designada. Essa medida é crucial para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O objetivo é minimizar ao máximo possível o inóculo da doença, reduzindo seus impactos negativos durante a próxima safra.

Com informações e foto do Mapa 
 


Últimas Notícias