
A primeira terça-feira de abril deve ser marcada pela chuva volumosa em vários estados do país, que se estende da faixa que vai desde o Pará até o Rio Grande do Norte sob feito da ZCIT (Zona de convergência intertropical). A região Nordeste exige atenção redobrada, especialmente no norte entre o Piauí e Ceará onde há potencial para transtornos.
Na região Sul, o avanço de novos sistemas frontais abriu a possibilidade de chuvas espalhadas pelos três estados da região, o que acende um alerta para as atividades agrícolas que podem sofrer consquências pontuais nas atividades de campo. Nesse período, no oeste catarinense e sul paranaense, são esperados altos acumulados, com chance de tempestades no oeste gaúcho.
Ainda no começo deste mês, a previsão do tempo indica chuvas na região Centro-Oeste e Sudeste. Em Mato Grosso, por exemplo, a chuvarada deve cair com força devido às instabilidades em altos níveis na atmosfera. Em Goiás e no oeste de Mato Grosso do Sul, também tem previsão de chuvas significativas. Já em Minas Gerais, a chegada de mais uma frente fria pode provocar chuva volumosa principalmente no sul do estado até o dia 9 de abril.
Até essa mesma data, as regiões Norte e Nordeste devem registrar chuva forte. Previsão de tempo firme somente entre o norte da Bahia, oeste de Pernambuco, leste do Piauí e também em áreas do noroeste do Pará e leste de Roraima. Devido a interferência da ZCIT, volumes entre 40 e 100 milímetros podem ser registrados entre Maranhão, Piauí e Ceará.
Veja mais detalhes no Agroclima, com a jornalista Débora Oliveira:
* Com supervisão de Daniel Catuver
Com informações da X Weather Meteorologia
Foto de capa: Reprodução/Clima ao Vivo