Rio de Janeiro pode receber primeira fábrica de fertilizantes no estado

Instalação deve diminuir a dependência externa do insumo e está em fase de estudo

03/04/2023 às 12:31 atualizado por Maria Fernanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Está em andamento o estudo realizado pela Embrapa Solos e Agrobiologia juntamente com o poder público para averiguar a viabilidade técnica da construção da fábrica de fertilizantes na cidade de Macaé, localizada no norte fluminense. Órgãos municipais, estaduais e federais estão reunidos na elaboração de um projeto que está em fase de chamamento público para contratação de consultoria.

Segundo o assessor da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, José Carlos Polidoro, o estudo técnico deve estar pronto em cerca de três meses, nele será averiguado a viabilidade técnica e socioambiental da fábrica. Caso cumpra com as demandas necessárias as planta poderá estar aprovada até o final de 2023, tendo início no começo do próximo ano.

Polidoro destacou que cerca de 85% dos fertilizantes são de origem externa e que a instalação da fábrica diminuiria a dependência do Brasil em relação a importação desses produtos. Ele ressaltou que a planta a ser construída em Macaé vai contribuir com até 10% de diminuição da dependência externa em nitrogênio, porque o município é o maior produtor de gás natural do país, respondendo por 60% da produção nacional. 

As entidades municipais de Macaé, acreditam que a cidade possui todas as condições necessárias para sediar uma das fábricas previstas no Plano Nacional de Fertilizantes. Segundo o prefeito Welberth Rezende, a construção de fábricas de fertilizantes é uma solução estratégica para o desenvolvimento do país. 

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista
Com informações de Agência Brasil

Foto de Wenderson Araújo/ CNA


Últimas Notícias