Agroclima: frente fria avança sobre o Sudeste neste sábado

Dia deve ser de chuvas na maior parte do país, com possibilidade de temporais em SP e MT

31/03/2023 às 14:30 atualizado por Lucas Caxito - SBA | Siga-nos no Google News
:

Neste sábado, dia primeiro de abril, o clima brasileiro será marcado pelo avanço da frente fria pelo centro-sul do país chegando ao Sudeste e Centro-Oeste. Aliás, mesmo sem esperar altos volumes de chuva, há potencial para temporais em razão da combinação entre calor e umidade nestas áreas. Quando o sistema chegar, pode provocar temporais com ventos, trovoadas e descargas elétricas desde Mato Grosso até o Rio de Janeiro, inclusive há potencial para eventual queda de granizo na região metropolitana de Cuiabá.

Destaque também para o vendaval esperado durante o sábado com rajadas de até 70km/h no litoral do Rio Grande do Sul e do Paraná, e rajadas de até 55km/h no litoral desde o Paraná até o Rio de Janeiro, atenção redobrada com as embarcações e passeios se tratando de fim de semana.

Há previsão de chuva volumosa no oeste mato-grossense e também em boa parte da faixa norte do país que vai desde o Amazonas até o Rio Grande do Norte, sob efeito da Zona da Convergência Intertropical (ZCIT). 

No Rio Grande do Sul, o tempo começa a secar também neste sábado após o avanço da frente fria e dá lugar ao avanço de uma massa de ar seco e frio, porém, ainda deve chover de forma fraca na metade norte do estado pela manhã, tendo o resto do dia com muita variação de nuvens.

Veja mais detalhes no Agroclima, com a jornalista Débora Oliveira:

Com informações da X Weather Meteorologia
Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias